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A contramão dos programas de educação em saúde: estratégias de diabéticos

A contrapelo de los programas de educación en salud: estrategias de diabéticos

The problems of educational programs in health: strategies of diabetics

Resumos

Este artigo tem como objetivo refletir sobre o processo de educação em saúde vivenciado pelo sujeito diabético ao enfrentar as proibições e limitações impostas pela doença e pelos profissionais da saúde. Fundamentou-se na Sociologia Compreensiva de Michell Maffesoli, que ao estudar o quotidiano revela que o ser humano faz uso das transgressões e do jogo duplo para driblar as normas impostas pelo viver em sociedade. Calar-se, guardar segredo, não dialogar, parecem ser estratégias que refletem nosso educar em saúde.

diabetes; educação em saúde; enfermagem


El artículo tiene por objeto reflexionar sobre el proceso de educación en salud vivido por el sujeto diabético al enfrentarse con las prohibiciones y limitaciones impuestas por la enfermedad y por los profesionales de la salud. El estudio está fundamentado en la Sociología Comprensiva de Michell Maffesoli, quien al estudiar lo cotidiano, ha revelado que el ser humano hace uso de las transgresiones y el doble juego para escamotear las normas impuestas por la vida en sociedad. Callarse, guardar secreto, no dialogar, parecen ser estrategias que reflejan nuestra forma de educar en salud.

diabetes; educación en salud; enfermería


The present paper had as objective to reflect on the health education process faced by the diabetic person when confronted with prohibitions and limitations imposed by the disease and health professionals. As framework , the paper relied on Michell Maffesoli's Comprehensive Sociology which, through the study of daily life, reveals that the human being uses transgressions and double games to escape the rules imposed by society. To silence, to keep secret, not to dialogue, seems to be strategies that reflect our way of doing health education.

health education; diabetes mellitus; nursing


PESQUISA

A contramão dos programas de educação em saúde: estratégias de diabéticos1 1 Elaborado a partir da dissertação de mestrado "Educação em Saúde no quotidiano do ser diabético." Escola deEnfermagem da UFMG-Minas Gerais, 2000. 2 Nome fictício da unidade básica de saúde em questão.

The problems of educational programs in health: strategies of diabetics

A contrapelo de los programas de educación en salud: estrategias de diabéticos

Cláudia Maria de Mattos PennaI; Lícia Maria Oliveira PinhoII

IProfessora. Doutora em Filosofia de Enfermagem. Faculdade de Enfermagem Concórdia-SC

IIProfessora. Mestre em Enfermagem. Faculdade de Enfermagem - Universidade Católica de Goiás

RESUMO

Este artigo tem como objetivo refletir sobre o processo de educação em saúde vivenciado pelo sujeito diabético ao enfrentar as proibições e limitações impostas pela doença e pelos profissionais da saúde. Fundamentou-se na Sociologia Compreensiva de Michell Maffesoli, que ao estudar o quotidiano revela que o ser humano faz uso das transgressões e do jogo duplo para driblar as normas impostas pelo viver em sociedade. Calar-se, guardar segredo, não dialogar, parecem ser estratégias que refletem nosso educar em saúde.

Palavras-chave: diabetes, educação em saúde, enfermagem

ABSTRACT

The present paper had as objective to reflect on the health education process faced by the diabetic person when confronted with prohibitions and limitations imposed by the disease and health professionals. As framework , the paper relied on Michell Maffesoli's Comprehensive Sociology which, through the study of daily life, reveals that the human being uses transgressions and double games to escape the rules imposed by society. To silence, to keep secret, not to dialogue, seems to be strategies that reflect our way of doing health education.

Keywords: health education, diabetes mellitus, nursing

RESUMEN

El artículo tiene por objeto reflexionar sobre el proceso de educación en salud vivido por el sujeto diabético al enfrentarse con las prohibiciones y limitaciones impuestas por la enfermedad y por los profesionales de la salud. El estudio está fundamentado en la Sociología Comprensiva de Michell Maffesoli, quien al estudiar lo cotidiano, ha revelado que el ser humano hace uso de las transgresiones y el doble juego para escamotear las normas impuestas por la vida en sociedad. Callarse, guardar secreto, no dialogar, parecen ser estrategias que reflejan nuestra forma de educar en salud.

Palavras clave: diabetes, educación en salud, enfermería

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Recebido em 18/10/2001

Aprovado em 06/02/2002

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  • 1
    Elaborado a partir da dissertação de mestrado
    "Educação em Saúde no quotidiano do ser diabético." Escola deEnfermagem da UFMG-Minas Gerais, 2000.
    2 Nome fictício da unidade básica de saúde em questão.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      27 Jun 2014
    • Data do Fascículo
      Fev 2002

    Histórico

    • Aceito
      06 Fev 2002
    • Recebido
      18 Out 2001
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