Acessibilidade / Reportar erro

Sistemas memoriais como disseminadores de informação

Memorial systems as disseminators of information

Resumos

Propõe-se, neste artigo, uma revisão da literatura cara à Ciência da Informação sobre as noções de sistema anotadas por Bertalanffy e por Luhmann, como forma de respaldar o entendimento sobre a articulação necessária entre instituições de memória como sistemas memoriais destinados à disseminação de informação. O objetivo deste trabalho, portanto, é contemplar, por meio da análise de conteúdo, aquilo que os teóricos aqui evocados têm considerado, nos últimos anos, acerca das possibilidades conferidas pelas instituições de memória no sentido de, graças a uma atuação em conjunto, tornarem-se sistemas memoriais. Como resultados alcançados a partir das presentes discussões, considera-se que a noção de sistema aplicada às instituições memoriais, pensadas como Unidades de Informação, contribui para integrar tais lugares de memória em torno do bem comum, do desenvolvimento social, possibilitado pelo acesso à informação e às responsabilidades coletivas de nos apresentarmos como bons ancestrais. O procedimento metodológico aplicado foi o da análise de conteúdo.

Disseminação da informação; Informação; Memória; Sistemas memoriais


We proposed a review of the literature on Information Science about the notions of system noted by Bertalanffy and by Luhmann, as way of supporting our understanding about the articulation required between memory institutions and memory systems for the dissemination of information. The objective of this work, therefore was to contemplate, by means of content analysis that which the theorists mentioned here have in recent years, considered about the possibilities offered by the memory institutions in the sense that by acting together, they become memorial systems. As results found from our discussions, we consider the notion of memorial system applied to the memory institutions, thought of as Units of Information, have contributed in the sense of integrating these places of memory around the common good, for social development, making it possible, by means of access to information and collective responsibilities to present ourselves as good ancestors. The methodological procedure used was content analysis.

Dissemination of information; Information; Memory; Memorials systems


  • BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2002.
  • BENJAMIM, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre a literatura história da cultura. 7.ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
  • 3
    BERTALANFFY, L. Teoria geral dos sistemas. 3.ed. Petrópolis, Vozes, 1977.
  • BLOCH, M. Apologia da história, ou, o ofício do historiador Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
  • BRASIL. Decreto nº 5.264, de 5 de novembro de 2004. Institui o sistema brasileiro de museus e dá outras providências. Diário Oficial da União, 8 nov. 2004. Disponível em: <http://www.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2007 /10/decreto-5264.pdf>. Acesso em: 7 jan. 2011.
  • BRASIL. Lei nº 11.904, de 14 de janeiro de 2009. Institui o estatuto de museus e dá outras providências. Diário Oficial da União, 15 jan. 2009. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/lei/l11904.htm>. Acesso em: 20 dez. 2011.
  • BRASIL. Ministério da Cultura. Política nacional de museus: relatório de gestão 2003-2010. Brasília: MinC, 2010.
  • CANCLINI, N.G. (Org.). Políticas culturales en América Latina 3.ed. México: Grijalbo, 1987.
  • CASTORIADIS, C. Poder, política, autonomia. In: CASTORIADIS, C. O mundo fragmentado Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
  • CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: artes de fazer. 15.ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
  • CHAUÍ, M. Convite à filosofia 13.ed. São Paulo: Ática, 2005.
  • COELHO NETO, J.T. Usos da cultura: políticas de ação cultural. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
  • COELHO NETO, J.T. Dicionário crítico de política cultural São Paulo: Iluminuras, 1997.
  • COSTA, L.M. De museologia, arte e políticas de patrimônio Rio de Janeiro: IPHAN, 2002.
  • DESCARTES, R. Discurso do método. São Paulo: Escala, 2003.
  • DESLANDES, S.F. A construção do projeto de pesquisa. In: MINAYO, M.C.S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 18.ed. Petrópolis: Vozes, 1999. p.31-50.
  • FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 24.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
  • FREIRE, P. Pedagogia do oprimido 50.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
  • GALINDO, M.; MIRANDA, M.O.; BORBA, V.R. A memória e os sistemas memoriais. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 12., 2011, Brasília. Anais… Brasília: UnB, 2011. p.3328-3339.
  • GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008.
  • GRAMSCI, A. Concepção dialética da história 5.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1984.
  • HABERMAS, J. Consciência moral e agir comunicativo Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989.
  • HABERMAS, J. A crise de legitimação do capitalismo tardio 2.ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1994.
  • HALBWACHS, M. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.
  • HOBSBAWM, E. A produção em massa de tradições: Europa, 1870 a 1914. In: HOBSBAWM, E.; RANGER, T. (Org.). A invenção das tradições 6.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008. p.271-316.
  • INSTITUTO DE PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL. Ministério da Cultura. Definição de museu 2005. Disponível em: <http://museus.gov.br/museu/>. Acesso em: 2 jun. 2012.
  • JEUDY, H.P. Memórias do social. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1990.
  • KUHN, T. A função do dogma na investigação científica In: DEUS, J.D. (Org.). A crítica da ciência: sociologia e ideologia da ciência. 2.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1979. p.53-80.
  • KUHN, T. A estrutura das revoluções científicas. 3.ed. São Paulo: Perspectiva, 1990.
  • LE COADIC, Y.F. O objeto: a informação In: LE COADIC, Y.F. A ciência da informação 2.ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2004.
  • LE GOFF, J. História e memória 5.ed. Campinas: Unicamp, 2003.
  • LUHMANN, N. Introdução à teoria dos sistemas. 3.ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
  • MARTIN, G. Pré-história do nordeste do Brasil. 5.ed. Recife: UFPE, 2008.
  • McGARRY, K. O contexto dinâmico da informação. Brasília: Briquet de Lemos, 1999.
  • McLUHAN, M. A galáxia de Gutenberg: a formação do homem tipográfico. São Paulo: Nacional, 1977.
  • MENEZES, U.B. Os paradoxos da memória. In: MIRANDA, D.S. Memória e cultura: a importância na formação cultural humana. São Paulo: Sesc, 2007. p.13-33.
  • MINAYO, M.C.S. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M.C.S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 18.ed. Petrópolis: Vozes, 1999. p.9-29.
  • MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo 4.ed. Porto Alegre: Sulina, 2011.
  • NORA, P. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, n.10, p.7-28, 1993.
  • ORTEGA Y GASSET, J. A rebelião das massas 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
  • REIS, A.C.F. Marketing cultural e financiamento da cultura: teoria e prática em um estudo internacional comparado. São Paulo: Thomson Learning, 2006.
  • RICOEUR, P. A memória, a história, o esquecimento Campinas: Unicamp, 2007.
  • ROBREDO, J. Da ciência da informação revisitada aos sistemas humanos de informação. In: ROBREDO, J. Da ciência da informação revisitada aos sistemas humanos de informação Brasília: Thesaurus, 2003.
  • ROSSI, P. O passado, a memória, o esquecimento: seis ensaios da história das ideias. São Paulo: Unesp, 2010.
  • SILVA, A.M.; RIBEIRO, F. Das ciências documentais à ciência da informação: ensaio epistemológico para um novo modelo curricular. Porto: Afrontamento, 2002.
  • SILVA, A.M.; RIBEIRO, F. Paradigmas, serviços e mediações em ciência da informação Recife: Néctar, 2011.
  • SOUZA, D.M.V. Informação e construção de conhecimento no horizonte museológico. DataGramaZero, v.10, n.6, 2009. Disponível em: <http://www.dgz.org.br>

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Abr 2013
  • Data do Fascículo
    Dez 2012

Histórico

  • Recebido
    03 Fev 2012
  • Aceito
    20 Jul 2012
  • Revisado
    05 Jul 2012
Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II - Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, Jd. Ipaussurama - 13059-900 - Campinas - SP, Tel.: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: transinfo@puc-campinas.edu.br