SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16EFFICIENCY OF THE CURVE NUMBER METHOD OF RAINWATER RETENTIONTHE ALLIANCE BETWEEN LAND AND CAPITAL DURING THE BRAZILIAN DICTATORSHIP author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Mercator (Fortaleza)

On-line version ISSN 1984-2201

Abstract

THERY, H.. NOVAS PAISAGENS URBANAS DO PROGRAMA MINHA CASA, MINHA VIDA. Mercator (Fortaleza) [online]. 2017, vol.16, e16002.  Epub Jan 26, 2017. ISSN 1984-2201.  http://dx.doi.org/10.4215/rm2017.e16002.

O programa "Minha casa, minha vida", maior programa habitacional do país nos últimos trinta anos, mudou profundamente a paisagem de muitas cidades brasileiras. Lançado em 2009, no segundo mandato do ex-presidente Lula, se tornou uma das principais bandeiras políticas do governo Dilma Rousseff e foi responsável da construção, nas periferias urbanas do país, de conjuntos de dezenas, centenas ou até milhares de pequenas casas. Concebido para dinamizar a construção civil e combater os efeitos da crise econômica internacional, se tornou um instrumento para reduzir o déficit habitacional do país, mas não escapa de críticas dos especialistas que estudaram seus empreendimentos. O presente artigo após ume breve apresentação da sua história, considera os seus efeitos na paisagem das cidades, medidos através de fotos, provenientes do campo ou da Internet, e de imagens verticais do Google Earth. Casos específicos são escolhidos em cidades de porte médio e em algumas capitais. Finalmente duas entrevistas ajudaram a completar a avaliação do programa.

Keywords : Política habitacional; Paisagem urbana; Minha Casa Minha Vida.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese | French     · French ( pdf epdf ) | Portuguese ( pdf epdf )