SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.87 issue1Simplified three-dimensional model provides anatomical insights in lizards' caudal autotomy as printed illustrationNovelties in secretory structures and anatomy of Rhynchosia(Fabaceae) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Anais da Academia Brasileira de Ciências

Print version ISSN 0001-3765

Abstract

SANT'ANNA-SANTOS, BRUNO F.; CARVALHO JUNIOR, WELLINGTON G.O.  and  AMARAL, VANESSA B.. Butia capitata (Mart.) Becc. lamina anatomy as a tool for taxonomic distinction from B. odorata (Barb. Rodr.) Noblick comb. nov (Arecaceae). An. Acad. Bras. Ciênc. [online]. 2015, vol.87, n.1, pp.71-81.  Epub Mar 13, 2015. ISSN 0001-3765.  http://dx.doi.org/10.1590/0001-3765201520130457.

A distinção de Butia capitata e de B. odorataé baseada em poucos caracteres morfológicos, o que motiva a busca por mais dados que corroborem a separação. Como dados da anatomia foliar são relevantes na circunscrição de taxa em Arecaceae, objetivou-se descrever a anatomia foliar de B. capitatae comparar com a de B. odorata. Amostras da porção mediana das pinas foram coletadas e processadas de acordo com técnicas usuais em Anatomia Vegetal. A epiderme é unisseriada e possui cutícula espessa e ceras epicuticulares em formato de filamentos em anzol. As células subsidiárias arqueiam-se sobre as células-guarda localizadas no nível da hipoderme. O mesofilo é isobilateral e compacto. Os feixes vasculares são colaterais com extensão de bainha esclerenquimática alcançando a hipoderme. Stegmatas possuem corpos silicosos esféricos e drusóides. A nervura mediana é adaxialmente projetada, apresentando espessa camada fibrosa que circunda os feixes vasculares, adjacente ao parênquima clorofiliano. Tecido de expansão estratificado ocorre na face abaxial, nos limites do mesofilo com a nervura mediana. Ráfides ocorrem apenas em B. capitata. Os feixes diminutos da nervura mediana circundam totalmente o anel fibroso somente em B. odorata. Além de diagnósticos, esses caracteres são úteis para corroborar a separação atualmente proposta.

Keywords : anatomia vegetal; palmeiras; ráfides; taxonomia.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )