SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 issue6Resting metabolic rate and body composition in postmenopausal womenArea under the curve of TSH after levothyroxine withdrawal versus administration of recombinant human TSH (rhTSH): possible implications for tumor growth author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia

Print version ISSN 0004-2730

Abstract

CESSE, Eduarda Ângela Pessoa; CARVALHO, Eduardo Freese de; SOUZA, Wayner Vieira de  and  LUNA, Carlos Feitosa. Tendência da mortalidade por diabetes melito no Brasil: 1950 a 2000. Arq Bras Endocrinol Metab [online]. 2009, vol.53, n.6, pp. 760-766. ISSN 0004-2730.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-27302009000600011.

OBJETIVO: Analisar a tendência da mortalidade por diabetes melito em capitais brasileiras. MÉTODOS: Foi analisada a tendência temporal da mortalidade por diabetes melito em capitais brasileiras, a partir das Razões de Mortalidade Padronizadas construídas com dados de óbitos dos anuários estatísticos do IBGE e do Sistema de Informação de Mortalidade do Ministério da Saúde, no período de 1950 a 2000. RESULTADOS: Foi observado crescimento da mortalidade proporcional e da Razão de Mortalidade Padronizada por diabetes na maioria das capitais. São Paulo (SP) se destacou por apresentar mortalidades proporcionais expressivas e constantes ao longo da série, particularmente a partir de 1960. Quanto às Razões de Mortalidade Padronizadas nessa capital, bem como em Belo Horizonte (MG), onde foi observada a oscilação desses indicadores tendendo a diminuição nos últimos anos, não foram verificadas tendências significantes. CONCLUSÕES: A tendência da mortalidade por diabetes é crescente na maioria das capitais com exceção de São Paulo e Belo Horizonte, que apresentaram padrões diferentes das demais capitais.

Keywords : Diabetes melito; mortalidade; tendências.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese