SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.66 issue5Effect of correct eyedrop instillation on the intraocular pressure of glaucoma patientsTechnique for the preparation and conservation of pig eyes for experimental surgery author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Oftalmologia

Print version ISSN 0004-2749

Abstract

LOEFF, Rafael Faustini et al. O perfil dos cirurgiões de catarata no sul do Brasil. Arq. Bras. Oftalmol. [online]. 2003, vol.66, n.5, pp. 621-625. ISSN 0004-2749.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-27492003000500015.

OBJETIVOS: Avaliar o perfil e as preferências dos cirurgiões de catarata que atuam na região sul do Brasil. MÉTODOS: Um questionário sobre a rotina da cirurgia de catarata foi elaborado pelos autores e enviado a 1.000 oftalmologistas dos três estados que compõem essa região do país (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Ao questionário foi anexada uma carta explicando os propósitos do trabalho, e um envelope pré-selado. A avaliação dos dados colhidos foi realizada por meio do pacote estatístico SPSS 8.0 for Windows®. RESULTADOS: Apenas 210 questionários (21%) foram remetidos pelos entrevistados, devidamente preenchidos. Pela análise dos itens nele contidos, observou-se que fazem parte das preferências desses cirurgiões: o uso da anestesia peribulbar e a extração da catarata pela técnica extracapsular, com implantação de lentes de 5 e 6 milímetros de área óptica e sutura por meio de pontos separados. A facoemulsificação só é usada por 39% desses cirurgiões, em cerca de 60% das suas operações. CONCLUSÃO: Apesar dos constantes avanços tecnológicos observados nessa área da medicina, viu-se que técnicas modernas, como a facoemulsificação, não são ainda utilizadas rotineiramente pelos oftalmologistas da região sul do Brasil que participaram da presente pesquisa.

Keywords : Catarata; Facoemulsificação; Extração de catarata; Área de atuação profissional; Médicos; Conduta na prática dos médicos [estatística & dados numéricos].

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese