SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.69 issue2Evaluation of central serous chorioretinopathy with optical coherence tomographyOcular manifestation in patients with tuberculosis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Oftalmologia

Print version ISSN 0004-2749

Abstract

SOUZA, Ana Catarina Delgado de et al. Facoemulsificação do primeiro e segundo olho: critérios de indicação e resultados. Arq. Bras. Oftalmol. [online]. 2006, vol.69, n.2, pp. 171-175. ISSN 0004-2749.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-27492006000200007.

OBJETIVO: Comparar critérios de indicação, complicações intra e pós-operatórias, resultados visuais obtidos e intervalo de tempo entre cirurgias do primeiro e segundo olho submetidos a facoemulsificação durante curva de aprendizado de um cirurgião. MÉTODOS: Estudo prospectivo de 96 olhos de pacientes submetidos à cirurgia de catarata bilateral, pela técnica de facoemulsificação, no período de abril/2001 a março/2002, de forma consecutiva, por residente do terceiro ano. A mesma técnica cirúrgica foi realizada em todos pacientes. Na análise estatística foram utilizados os testes: qui-quadrado, Mann-Whitney, Kruskal-Wallis, comparações múltiplas de Dunn e t de Student. Todos foram bicaudais e considerados significantes quando p<0,05. RESULTADOS: A indicação cirúrgica foi realizada mais precocemente no segundo olho (melhor acuidade visual) (p=0,016). O tempo médio de facoemulsificação do primeiro olho operado foi significantemente maior que o do segundo olho (p=0,026). Não houve diferença estatisticamente significante entre os grupos em relação ao grau de catarata, doença ocular prévia, acuidade visual final e equivalente esférico médio. As complicações intra e pós-operatórias apresentaram incidências menores no segundo olho, apesar de não alcançar significância estatística (p=0,07). O intervalo de tempo entre a cirurgia do primeiro e segundo olho foi significativamente menor ao longo dos trimestres (p<0,001). CONCLUSÕES: Ao longo dos trimestres, os pacientes foram submetidos à cirurgia do segundo olho mais precocemente (melhor acuidade visual e menor intervalo de tempo entre as cirurgias), apresentaram tempo de facoemulsificação menor e tendência a terem menores complicações intra e pós-operatórias.

Keywords : Extração de catarata; Facoemulsificação; Implante de lente intra-ocular; Cuidados pós-operatórios; Fatores de tempo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese