SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 issue2Necrotizing nocardial scleritis after combined penetrating keratoplasty and phacoemulsification with intraocular lens implantation: a case report and review of the literatureThe role of chemokines in uveitis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Oftalmologia

Print version ISSN 0004-2749

Abstract

KIRSCH, David et al. Síndrome de Brown bilateral associada com hipermobilidade articular benigna: relato de caso. Arq. Bras. Oftalmol. [online]. 2007, vol.70, n.2, pp. 360-362. ISSN 0004-2749.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-27492007000200032.

A síndrome de Brown é caracterizada por grande limitação de elevação em adução, elevação ligeiramente diminuída ou normal na abdução, anisotropia em "Y" ou "V", intorção do olho em supraversão e ducção forçada positiva. Sua causa se deve à inelastibilidade do músculo oblíquo superior ou por sua contenção em sua própria bainha. A hipermobilidade articular benigna é doença hereditária do tecido conectivo caracterizada por aumento da mobilidade em diversas articulações. Sua prevalência é muito variável em relação à idade, sexo e etnia, variando de 2 a 35% em homens e de 5 a 57% e mulheres. Neste relato os autores descrevem um caso de síndrome de Brown associada com hipermobilidade articular benigna e atentam para a associação pouco referida na literatura. J.C.S, masculino, 6 anos de idade, pardo, estudante, foi encaminhado à Universidade de Santo Amaro com queixa de exotropia há dois anos que aumentava na supraversão. Paciente com o diagnóstico de síndrome de Brown bilateral teve o diagnóstico de hipermobilidade articular benigna pelo Reumatologista. O paciente com hipermobilidade articular benigna pode desenvolver sintomas articulares como artralgia devido a uma inflamação articular. Acreditamos na possibilidade de que síndrome de Brown possa ter ocorrido devido a processo inflamatório na tróclea que teve início devido a hipermobilidade articular benigna.

Keywords : Transtornos da motilidade ocular [diagnóstico]; Instabilidade articular; Estrabismo; Relatos de casos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese