SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.81 número1Uso do smartphone como ferramenta para medir a posição compensatória e anômala da cabeçaAchados de tomografia de coerência óptica do seguimento anterior em ceratoprótese de Boston tipo I índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Arquivos Brasileiros de Oftalmologia

versão impressa ISSN 0004-2749versão On-line ISSN 1678-2925

Resumo

CAPELANES, Nelson Chamma; DINIZ, André Vasconcellos; MAGALHAES, Érika Pacheco  e  MARQUES, Karise de Oliveira. Comparação nas alterações da espessura da camada de fibras nervosas retinianas após cirurgia de buraco macular. Arq. Bras. Oftalmol. [online]. 2018, vol.81, n.1, pp.37-41. ISSN 0004-2749.  http://dx.doi.org/10.5935/0004-2749.20180009.

Objetivo:

Comparar as alterações pós-operatórias na espessura da camada de fibras nervosas da retina em pacientes com buracos maculares submetidos à vitrectomia via pars-plana associada à remoção de membrana limitante interna.

Métodos:

Foram estudados 22 olhos de 20 pacientes consecutivos diagnosticados com buraco macular. Todos os pacientes foram submetidos à vitrectomia via pars-plana e remoção de membrana limitante interna corada com azul brilhante. A espessura da camada de fibras nervosas da retina em região peripapilar foi determinada por tomografia de coerência óptica de domínio espectral antes e 2 meses após a cirurgia. As espessuras totais e espessuras setoriais da camada de fibras nervosas da retina foram obtidas para cada paciente.

Resultados:

Os resultados mostram que não existe diferença estatisticamente significativa (p≥0,05) entre as medidas pré e pós-operatórias em relação a cada uma das variáveis.

Conclusão:

Este estudo não demonstrou diminuição significativa nas medidas da espessura da camada de fibras nervosas retinianas após a cirurgia de buraco macular, independente da faixa etária ou sexo.

Palavras-chave : Fibras nervosas; Perfurações retinianas/cirurgia, Espessura da camada de fibras nervosas da retina, Buraco macular.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )