SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número1Emprego do índice venoso portal como método não-invasivo no diagnóstico de fibrose hepática em pacientes portadores de hepatite C crônicaInvestigação de fatores de risco nutricional por meio de indicadores antropométricos em pacientes cirúrgicos hospitalizados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Arquivos de Gastroenterologia

versão impressa ISSN 0004-2803

Resumo

FERNANDES, Sabrina Alves et al. Avaliação nutricional de pacientes cirróticos. Arq. Gastroenterol. [online]. 2012, vol.49, n.1, pp. 19-27. ISSN 0004-2803.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-28032012000100005.

CONTEXTO: A desnutrição em pacientes cirróticos com doença em estágio final é comum, e o grau de debilitação nutricional pode desempenhar papel importante na patogênese de complicações e causar impacto negativo no prognóstico. No entanto, envolve dificuldades e controvérsias sobre a identificação do melhor método de avaliação nutricional. OBJETIVO: Identificar um método que ofereça diagnóstico nutricional seguro e eficiente. MÉTODOS: Estudo transversal avaliou 129 pacientes com cirrose hepática. Foram realizadas medidas antropométricas, avaliação subjetiva global, dinamometria e bioimpedância elétrica. RESULTADOS: Através do ângulo de fase do método BIA, associações significativas com Child-Pugh (P = 0,008), faixa etária e sexo foram observadas. A curva ROC (receiver operator characteristic) foi realizada para determinar o melhor ponto de corte do ângulo de fase de pacientes cirróticos, servindo como um dos parâmetros de referência para a avaliação nutricional com bioimpedância neste estudo, considerando a classificação por pontuação Child-Pugh como o padrão de referência para as condições clínicas dos pacientes com cirrose. CONCLUSÕES: A avaliação por meio de bioimpedância elétrica apresentou correlação estatisticamente significativa com o escore de Child-Pugh. A identificação do ângulo de fase de 5,44º é o novo parâmetro sugerido para a classificação do estado nutricional de pacientes cirróticos.

Palavras-chave : Cirrose hepática; Impedância elétrica; Desnutrição; Avaliação nutricional.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês