SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 issue2ADoctor's perspectives and practices regarding epilepsyNocturnal sleep pattern in native Brazilian Terena adults author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Print version ISSN 0004-282X

Abstract

GOMES, MARLEIDE DA MOTA. Cliente com epilepsia em um centro de reabilitação profissional brasileiro. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 2000, vol.58, n.2A, pp. 227-232. ISSN 0004-282X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2000000200004.

INTRODUÇÃO: A pessoa com epilepsia (PCE) pode ter problemas para obter ou manter emprego regular por conta de restrições relacionadas à sua deficiência, preconceitos sociais ou altas taxas de desemprego na população. O principal objetivo deste estudo piloto é o reconhecimento dos problemas de reabilitação profissional de PCE enviadas para um Centro de Reabilitação Profissional (CRP) no Rio de Janeiro. MÉTODO: Quinze PCE foram selecionadas sem viés de um CRP. Foram revistos seus prontuários na procura de dados sociodemográficos, de cuidados de saúde, além de capacidade de emprego segundo a análise de função e infortunística. RESULTADOS: Apenas uma pessoa foi elegível para o programa de treinamento, quatro inelegíveis, seis temporariamente inelegíveis, e os outros quatro não necessitam da reabilitação profissional, mas como a maioria, o melhor controle das crises epilépticas. CONCLUSÕES: A amostra estudada e selecionada de PCE mas representativa da população estudada, não revelou nenhum sucesso importante na reabilitação promovida pela CRP.

Keywords : epilepsia; trabalho; reabilitação.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English