SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.67 issue1Olfaction and essential tremorSleep disorder: a possible cause of attention deficit in children and adolescents with Chiari malformation type II author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Print version ISSN 0004-282X

Abstract

CASTRO, Martha M.C.  and  DALTRO, Carla. Padrão do sono e sintomas de ansiedade e depressão em pacientes com dor crônica. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 2009, vol.67, n.1, pp. 25-28. ISSN 0004-282X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2009000100007.

CONTEXTO: Distúrbios do sono e sintomas de ansiedade e depressão tem sido vistos no envolvimento da origem e perpetuação da dor crônica. OBJETIVO:Avaliação do padrão do sono e da prevalência de sintomas de ansiedade e depressão em pacientes com dor crônica. MÉTODO: Quatrocentos pacientes de dor crônica atendidos consecutivamente na clínica foram investigados usando os seguintes instrumentos a Escala Visual Analógica para a avalição da dor, a Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão e o Mini-Sleep Questionnaire. RESULTADOS: A média de idade dos pacientes foi 45,6±11,4 anos. O diagnóstico mais frequente foi de dor miofascial seguido de dor neuropática. A prevalência de sintomas de ansiedade foi 72,8%, de depressão foi 61,5% e de alteração do sono 93%. CONCLUSÃO: Este estudo revela uma alta prevalência de sintomas de depressão e ansiedade e alterações no padrão do sono em pacientes com dor crônica, justificando a investigação destes distúrbios neste grupo de pacientes.

Keywords : dor crônica; sono; depressão; ansiedade.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English