Acessibilidade / Reportar erro

Facciosismo, Rachas Intrapartidários e Capacidade Decisória na Democracia Brasileira de 1946* * Este artigo sintetiza as conclusões apresentadas na minha dissertação de Mestrado, desenvolvida com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Agradeço aos comentários de Argelina Cheibub Figueiredo, Fernando Limongi, Marta Arretche e Paolo Ricci às versões preliminares deste texto, bem como aos apontamentos dos pareceristas anônimos de DADOS – Revista de Ciências Sociais. Quaisquer imprecisões que restem são de minha inteira responsabilidade.

Factionalism, Intraparty Divides and Decision Capacity during the 1946 Brazilian Democratic Period

Esprit de Chapelle, Scissions Partisanes et Capacité Décisionnelle dans la Démocratie Brésilienne de 1946

Espírito Faccioso, Grietas Intrapartidistas y Capacidad Decisoria en la Democracia Brasileña de 1946

A literatura aponta o facciosismo como norma do sistema partidário vigente à democracia de 1946, supostamente governada por coalizões parlamentares concebidas ad hoc. O propósito deste artigo é questionar o impacto dos rachas político-ideológicos no Legislativo via exame das votações ocorridas na Câmara Federal desde a instauração liberal até o final do regime, que mostram ser incomum a base governista necessitar de auxílio externo para aprovar a própria agenda. Veremos que somente nas gestões Vargas e Kubitschek as contribuições da oposição se fizeram capitais na passagem dos programas presidenciais, tendo as metas varguistas dependido mais deste subsídio. A hipótese desenvolvida é que o êxito governamental, em geral, dependia do uso estratégico da verificação de quorum, um procedimento regimental capaz de publicizar a divisão de forças no plenário de maneira a viabilizar a coordenação da própria coalizão no poder.

democracia brasileira; 1946; facções; maioria legislativa; coalizões partidárias


Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) R. da Matriz, 82, Botafogo, 22260-100 Rio de Janeiro RJ Brazil, Tel. (55 21) 2266-8300, Fax: (55 21) 2266-8345 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: dados@iesp.uerj.br