SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.79 issue4Renal scars in children with primary vesicoureteral refluxBronchoscopic removal of foreign body from airway through tracheotomy or tracheostomy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

MACHADO, Rodrigo Strehl et al. Gastrite hemorrágica por alergia ao leite de vaca: relato de dois casos. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2003, vol.79, n.4, pp. 363-368. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572003000400016.

OBJETIVO: descrever dois lactentes com gastrite hemorrágica, devido à alergia ao leite de vaca. DESCRIÇÃO DOS CASOS: ambos os pacientes apresentavam hematêmese, vômitos e desnutrição. Os pacientes apresentavam infiltrado eosinofílico em mucosa gástrica biopsiada e resolução dos sintomas após o início de dieta com exclusão da proteína do leite de vaca. COMENTÁRIOS: gastrite hemorrágica devido à alergia ao leite de vaca é um diagnóstico incomum. Até o momento foram relatados 10 pacientes com gastrite alérgica, e as principais manifestações clínicas são vômitos, desnutrição, anemia e hematêmese. A gastrite por alergia ao leite de vaca pode apresentar-se em diferentes graus de gravidade, e pode ser subdiagnosticada em muitos pacientes. A menos que o tratamento correto seja iniciado, o paciente desenvolverá desnutrição protéico-calórica grave e anemia. Doença alérgica do trato gastrointestinal superior deve ser considerada em todos os lactentes com vômitos recorrentes, particularmente se complicado com hematêmese. O diagnóstico de gastrite alérgica é clínico, auxiliado pela endoscopia e anatomia patológica.

Keywords : gastrite hemorrágica; alergia ao leite de vaca; lactentes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese