SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 issue3Peribulbar block with ropivacaine: effects of hyaluronidase on blockade quality and intraocular pressureTracheal intubation difficulty in patient with craniosynostosis: case report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Anestesiologia

Print version ISSN 0034-7094

Abstract

OLIVEIRA FILHO, Getúlio Rodrigues de; PEDERNEIRAS, Sérgio Galluf  and  GARCIA, Jorge Hamilton Soares. Uso da soma cumulativa dos desvios para avaliação da proficiência no ensino do bloqueio subaracnóideo. Rev. Bras. Anestesiol. [online]. 2001, vol.51, n.3, pp. 208-217. ISSN 0034-7094.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-70942001000300004.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: Medidas objetivas de desempenho são necessárias para o ensino de técnicas anestésicas. Este estudo teve por objetivos aplicar e descrever o método da soma cumulativa dos desvios para a construção de curvas de aprendizado da punção subaracnóidea. MÉTODO: O sucesso da punção subaracnóidea na primeira tentativa, no primeiro espaço abordado, e o sucesso da anestesia de 275 bloqueios subaracnóideos realizados por médicos em especialização (ME) durante os primeiros seis meses de treinamento foram utilizados para a construção de curvas de aprendizado, utilizando o método das somas cumulativas de desvios. As taxas aceitáveis de falha foram derivadas de uma amostra de 264 bloqueios subaracnóideos realizados por anestesiologistas. O número necessário de bloqueios para se obter proficiência foi calculado, para cada ME, para cada atributo. RESULTADOS: Houve uma grande variabilidade em relação ao número de bloqueios necessários para se atingir a proficiência, dependendo do atributo e do ME. Contudo, a maioria dos ME atingiu proficiência para os atributos de sucesso durante a primeira tentativa ou no primeiro espaço inter-espinhoso abordado, após 50 bloqueios. Uma taxa de sucesso da anestesia de 90% foi obtida por todos os ME após 30 bloqueios. CONCLUSÕES: O método da soma cumulativa de desvios pode ser utilizado para medir objetivamente o desempenho de médicos em especialização, durante a fase de aprendizado de anestesia subaracnóidea. Um número mínimo de 50 bloqueios é necessário para se obter proficiência em identificar o espaço subaracnóideo.

Keywords : ANESTESIOLOGIA: ensino; TÉCNICAS ANESTÉSICAS, Regional: subaracnóidea.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese