SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 issue3Understanding of mothers as to the importance of the pku test author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167

Abstract

WIETHAUPER, Fernanda Scherer; CECHIN, Petronila Libana  and  CORREIA, Sandra Gomes. AIDS em gestantes: possibilidade de reduzir a transmissão vertical. Rev. bras. enferm. [online]. 2003, vol.56, n.3, pp.221-225. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672003000300002.

Neste estudo, buscamos investigar o conhecimento que gestantes possuem sobre a transmissão vertical, o comprometimento do feto e o significado do resultado soropositivo que a identifica como infectada pelo HIV. A pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, foi desenvolvida em Unidades Sanitárias de São Leopoldo/RS. A análise permitiu captar a percepção de 63 gestantes entre 16 e 40 anos sobre os motivos e os significados para realização do teste, os conhecimentos e vivências do cotidiano e as perspectivas e cuidados com o bebê. Os resultados trazem um alerta aos profissionais que atuam no pré-natal, visto que necessitam atender uma complexidade de situações que emergem quando se vincula gestação e AIDS.

Keywords : AIDS; HIV; transmissão vertical; gestação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License