Acessibilidade / Reportar erro

O processo de mudança na educação de enfermagem nos cenários uni: potencialidades e desafios

El proceso de cambio en la educación de enfermería en los escenarios uni: potencialidades y desafíos

The changing process in nursing education inside uni-settings: capabilities and challenges

O estudo aborda as mudanças ocorridas no processo ensino-aprendizagem de enfermagem nas Escolas brasileiras que desenvolvem o Projeto UNI, descrevendo o movimento de mudança, as resistências / conflitos e os desafios presentes. Caracteriza-se como estudo qualitativo, do qual os dados foram obtidos de Grupos Focais e de documentos fornecidos pelas instituições. Os resultados evidenciam o movimento de mudança como gradual, dinâmico e contínuo na busca de modelos de ensino que superam a racionalidade técnica para uma proposta crítico-reflexiva. Apesar dos desafios relativos à avaliação e capacitação dos sujeitos na superação das resistências / conflitos, conclui-se que o processo de mudança sustentou-se na criação de espaços participativos e em relações horizontais, permitindo uma nova valorização na educação de enfermagem.

processo de mudança; educação em enfermagem; inovação organizacional


Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br