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Componentes da teoria social de aprendizagem numa ferramenta para ensino na Enfermagem

Componentes de la teoría de aprendizaje social en una herramienta para la enseñanza en Enfermería

RESUMO

Objetivo:

identificar componentes fundamentais da teoria social de aprendizagem numa ferramenta computacional para auxílio ao ensino do processo de raciocínio para elaboração do diagnóstico de enfermagem.

Método:

estudo qualitativo que analisou o discurso, coletado por meio de grupo focal, de 18 professores e estudantes de duas escolas de enfermagem brasileiras.

Resultados:

os temas foram agrupados em quatro categorias relacionadas aos componentes da teoria e em 13 subcategorias.

Conclusão:

o significado da aprendizagem pode ser ampliado pela didática do professor e evidenciado pela relação entre a sistematização e o raciocínio; para aprender fazendo são necessários pré-requisitos e um processo de motivação e capacitação, que também é inerente à aprendizagem pela formação de identidade no grupo; no sentimento de pertencimento a um determinado grupo tornaram-se visíveis aspectos relacionados à profissão em detrimento do pertencimento a uma comunidade de prática de aprendizagem.

Descritores:
Pesquisa em Educação de Enfermagem; Processos de Enfermagem; Prática do Docente de Enfermagem; Informática em Enfermagem

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