SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.74 issue5Screening of the mitochondrial A1555G mutation in patients with sensorineural hearing lossNasal cavity geometry of healthy adults assessed using acoustic rhinometry author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Otorrinolaringologia

Print version ISSN 0034-7299

Abstract

BURGUETTI, Fernanda Acaui Ribeiro  and  CARVALLO, Renata Mota Mamede. Sistema auditivo eferente: efeito no processamento auditivo. Rev. Bras. Otorrinolaringol. [online]. 2008, vol.74, n.5, pp. 737-745. ISSN 0034-7299.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-72992008000500016.

O processamento da informação sonora depende da integridade das vias auditivas aferentes e eferentes. O sistema auditivo eferente pode ser avaliado por meio dos reflexos acústicos e da supressão das emissões otoacústicas. OBJETIVO: Verificar a atividade do sistema auditivo eferente, por meio da supressão das emissões otoacústicas (EOA) e da sensibilização do reflexo acústico no distúrbio de processamento auditivo. CASUÍSTICA E MÉTODO: Estudo prospectivo: 50 crianças com alteração de processamento auditivo (grupo estudo) e 38 sem esta alteração (grupo controle), avaliadas por meio das EOA na ausência e presença de ruído contralateral e da pesquisa dos limiares do reflexo acústico na ausência e presença de estímulo facilitador contralateral. RESULTADOS: O valor médio da supressão das EOA foi de até 1,50 dB para o grupo controle e de até 1,26 dB para o grupo estudo. O valor médio da sensibilização dos reflexos foi de até 14,60 dB para o grupo estudo e de até 15,21 dB para o grupo controle. Não houve diferença estatisticamente significante entre as respostas dos grupos controle e estudo em ambos os procedimentos. CONCLUSÃO: O grupo estudo apresentou valores reduzidos na supressão das EOA e valores aumentados na sensibilização do reflexo acústico, em relação ao grupo controle.

Keywords : criança; emissões otoacústicas espontâneas; reflexo acústico; testes auditivos; transtornos da audição.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese