SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número4Redistribuição fiscal para o desenvolvimento turístico local e regionalPatologias sociais na metrópole de São Paulo: análise socioespacial de indicadores nas subprefeituras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Administração Pública

versão impressa ISSN 0034-7612

Resumo

MUNOZ, María del Pilar Sánchez; TOSCANO, Daniel Fernando Lozano  e  INFANTE, Mauricio Fernando Moreno. Índice de Desempenho Integral aplicado às regiões administrativas locais de Bogotá D.C. Rev. Adm. Pública [online]. 2016, vol.50, n.4, pp.611-634. ISSN 0034-7612.  http://dx.doi.org/10.1590/0034-7612141819.

Neste artigo é apresentado um estudo da descentralização fiscal e administrativa de 19 regiões administrativas locais de Bogotá (Colômbia), adaptando-se a metodologia do Departamento Nacional de Planeación (DNP) para medir o desempenho integral das entidades territoriais, mais especificamente os componentes de eficácia e gestão para o período de 2009-12. Encontrou-se que o nível de cumprimento das metas e dos planos de desenvolvimento de cada região administrativa local é médio, apesar da descentralização administrativa observada nas formas de delegação e desconcentração. A pesquisa também mostrou que, segundo o índice de gestão, as regiões administrativas locais não têm autonomia para levar a cabo projetos de investimento, nem obter recursos próprios, de acordo com as diretrizes da Prefeitura da cidade.

Palavras-chave : orçamento local; relações intergovernamentais; planejamento econômico geral..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )