SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número4Racionalidade terapêutica: elementos médico-sanitários nas demandas judiciais de medicamentosFatores associados à violência física por parceiro íntimo em usuárias de serviços de saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0034-8910

Resumo

ROHDEN, Fabiola  e  RUSSO, Jane. Diferenças de gênero no campo da sexologia: novos contextos e velhas definições. Rev. Saúde Pública [online]. 2011, vol.45, n.4, pp. 722-729.  Epub 10-Jun-2011. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102011005000038.

OBJETIVO: Analisar concepções de gênero e sexualidade presentes no campo de intervenções terapêuticas em torno do sexo. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: Observação etnográfica, complementada por análise documental de material impresso referente ao X Congresso Brasileiro de Sexualidade Humana, promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana, e ao VIII Congresso Brasileiro sobre Inadequações Sexuais, promovido pela Associação Brasileira para o Estudo das Inadequações Sexuais, realizados em 2005. A análise privilegiou a interação entre a perspectiva quantitativa no processamento das variáveis profissão e gênero dos participantes e temas das palestras, e perspectiva qualitativa na análise e interpretação do conjunto mais geral de dados. RESULTADOS: Os temas das sessões e o enfoque das apresentações sugerem que o campo é definido pelo contraste entre duas especialidades médicas: a ginecologia e a urologia, a primeira voltada para disfunções femininas e do casal e a segunda para as disfunções masculinas. CONCLUSÕES: A sexualidade masculina é abordada por perspectiva predominantemente biomédica, centrada na fisiologia da ereção e na prescrição de medicamentos, enquanto a sexualidade feminina é apresentada como condicionada por problemas relacionais, mais adequados à intervenção psicológica.

Palavras-chave : Gênero e Saúde; Sexologia; Pessoal de Saúde; Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês