SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue2External causes and maternal mortality: proposal for classificationLow prevalence of hypertension with pharmacological treatments and associated factors author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

MATTA, Samara Ramalho; LUIZA, Vera Lucia  and  AZEREDO, Thiago Botelho. Adaptação brasileira de questionário para avaliar adesão terapêutica em hipertensão arterial. Rev. Saúde Pública [online]. 2013, vol.47, n.2, pp.292-300. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-8910.2013047003463.

OBJETIVO:

Descrever etapas da adaptação transcultural de questionário de avaliação de adesão terapêutica em hipertensão arterial, desenvolvido no idioma espanhol, para aplicação ao contexto brasileiro.

MÉTODOS:

A fim de estabelecer equivalências conceitual, de itens, semântica e operacional, foram realizadas duas traduções para o português de modo independente e duas retraduções para o espanhol. Traduções e retraduções foram avaliadas quanto à alteração nos significados referencial e geral. Realizaram-se duas aplicações de pré-testes com pacientes hipertensos e/ou diabéticos, com a versão síntese, que contribuíram para identificar diferentes problemas e confirmar decisões tomadas.

RESULTADOS:

A segunda tradução e retradução foram mais bem avaliadas, pois não houve alteração dos significados para cinco dos 12 itens do questionário. Foram feitas alterações operacionais, e uma vinheta com as opções de resposta e um exemplo no enunciado do instrumento facilitaram a aplicação nas entrevistas.

CONCLUSÕES:

Os resultados obtidos na avaliação das equivalências conceitual, de itens, semântica e operacional permitiram chegar a uma versão em português do questionário MBG para avaliar adesão terapêutica para aplicação no contexto brasileiro.

Keywords : Hipertensão, quimioterapia; Adesão à Medicação; Traduções; Questionários; Estudos de Validação.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )