SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue5Tuberculosis in renal transplant patients author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo

Print version ISSN 0036-4665

Abstract

LEVIN, Anna Sara Shafferman; BARONE, Antonio Alci  and  SHIROMA, Mario. Soroterapia intratecal no tétano. Revisão. Rev. Inst. Med. trop. S. Paulo [online]. 1987, vol.29, n.5, pp. 255-267. ISSN 0036-4665.  http://dx.doi.org/10.1590/S0036-46651987000500001.

Devido à importância do tétano nos países em desenvolvimento, foi feita uma revisão da literatura recente abordando aspectos históricos e bases fisio-patológicas do uso da soroterapia intratecal no tratamento do tétano. Discute-se principalmente a eficácia dessa terapêutica envolvendo o uso da antitoxina heteróloga e homóloga, associada ou não à antitoxina e a corticosteróides por via sistêmica. São abordadas também as complicações do uso da antitoxina por via intrarraquideana que são, em geral, leves e transitórias. As tentativas de introduzir definitivamente a administração intratecal da antitoxina tetânica, na terapêutica do tétano, são precoces, uma vez que estudos existentes até o momento tem resultados contraditórios e muitas variáveis envolvidas.

Keywords : Tétano [terapêutica]; Antitoxina tetânica [Administração intratecal]; Uso terapêutico [Administração e dosagem].

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese