SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 issue1Safety and skin delayed-type hypersensitivity response in vervet monkeys immunized with Leishmania donovani sonicate antigen delivered with adjuvantsFirst isolation of dengue 4 in the state of São Paulo, Brazil, 2011 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo

Print version ISSN 0036-4665

Abstract

CAVALCANTI, Aracele Tenório de Almeida e et al. Diagnosticando co-infecção leishmaniose visceral e HIV/AIDS: uma série de casos em Pernambuco, Brasil. Rev. Inst. Med. trop. S. Paulo [online]. 2012, vol.54, n.1, pp. 43-47. ISSN 0036-4665.  http://dx.doi.org/10.1590/S0036-46652012000100008.

A associação da leishmaniose visceral com o HIV/AIDS pode se manifestar com características de doença agressiva ou sem sintomas específicos, dificultando o diagnóstico. Este artigo descreve o resultado de testes diagnósticos aplicados a uma série de casos suspeitos de leishmaniose visceral em pacientes com HIV/AIDS internados em hospitais de referência de Pernambuco, Brasil. De 14 pacientes elegíveis com citopenias e/ou febre de etiologia indefinida, com indicações de mielograma, foram incluídos dez. Para o diagnóstico, foram empregados os seguintes exames: pesquisa de Leishmania em aspirado de medula óssea, DAT, IFI, rK39, PCR e a KAtex. Cinco dos dez pacientes foram diagnosticados com co-infecção. Entre os cinco co-infectados, o DAT foi positivo em todos, a pesquisa de Leishmania foi positiva em quatro, assim como o KAtex, o rK39 em três, a IFI em dois e a PCR positiva em apenas um. Esta série de casos foi a primeira realizada no Brasil utilizando esse conjunto de exames para detecção de co-infecção, no entanto, ainda não há consenso quanto aos exames mais adequados a serem aplicados para screening e acompanhamento desse grupo de pacientes.

Keywords : Visceral Leishmaniasis; HIV [AIDS]; HIV [VL co-infection]; Diagnostic tests.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English