SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 número6Distribuição de dermatófitos isolados de solos de cidades do Estado da Paraíba, BrasilAplicação do kDNA-PCR para diagnóstico de rotina de leishmaniose tegumentar americana em um hospital de referência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo

versão On-line ISSN 1678-9946

Resumo

BONFIM-MENDONCA, Patrícia de Souza et al. Tipagem molecular de Candida albicans isoladas de pacientes hospitalizados. Rev. Inst. Med. trop. S. Paulo [online]. 2013, vol.55, n.6, pp.385-391. ISSN 1678-9946.  http://dx.doi.org/10.1590/S0036-46652013000600003.

RESUMO

Introdução: A maioria das infecções fúngicas hospitalares são causadas por Candida spp. e C. albicans é a espécie mais comumente identificada. Métodos moleculares são ferramentas importantes para a avaliação da origem das leveduras isoladas em hospitais.

Métodos: Este é um estudo sobre o perfil genético de 39 isolados clínicos nosocomiais de C. albicans através das técnicas de RAPD e microssatélite, foram usados dois diferentes iniciadores para cada técnica.

Resultados: RAPD forneceu 10 e 11 diferentes perfis com valores de SAB 0,84 ± 0,126 e 0,88 ± 0,08 para os primers M2 e P4, respectivamente. A análise de microssatélites, usando os marcadores CDC3 e HIS3 permitiu a observação de seis e sete diferentes alelos respectivamente, com poder discriminatório combinado de 0,91.

Conclusões: Embora seja clara a variabilidade genética, foi possível identificar alta similaridade, sugerindo origem comum para pelo menos parte deles. É importante enfatizar que foi comprovada origem comum de leveduras isoladas de colonização (urina, cateter ou secreção orotraqueal) e hemocultura do mesmo paciente, indicando que a candidemia deve ter iniciado a partir de um sítio de colonização. A combinação das técnicas RAPD e microssatélites fornece uma análise rápida e eficiente para investigação de similaridade entre isolados nosocomiais de C. albicans.

Palavras-chave : Candida albicans; Microsatellite; RAPD; Nosocomial infection.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )