SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 issue5Pouchitis: extracolonic manifestation of ulcerative colitis?Primary biliary cirrhosis and myopathy: an uncommon association author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do Hospital das Clínicas

Print version ISSN 0041-8781

Abstract

STOLF, Noedir A. G.; SANTOS, Gilmar Geraldo dos  and  HADDAD, Victor L. S.. Tumores abdominais raros com crescimento intracardíaco. A propósito de dois casos operados com sucesso. Rev. Hosp. Clin. [online]. 1999, vol.54, n.5, pp. 159-164. ISSN 0041-8781.  http://dx.doi.org/10.1590/S0041-87811999000500006.

Tumores abdominais que crescem pela luz dos vasos e atingem o coração são raros. Estes tumores possuem características histológicas distintas porém causam sintomas abdominais e cardíacos semelhantes e apresentam elevado risco de embolia pulmonar e morte súbita quando atingem o átrio direito e a valva tricúspide. O tratamento mais eficaz é a ressecção cirúrgica radical de todo o tumor usando-se circulação extracorpórea com ou sem hipotermia profunda e parada circulatória total. Relatamos os casos de dois pacientes, o primeiro portador de leiomiossarcoma primário da veia cava inferior e o segundo com leiomiomatose intravascular uterina com crescimento pela veia cava inferior alcançando o átrio e ventrículo direitos, que foram operados com sucesso para ressecção concomitante do tumor primário e de sua extensão intra-cardíaca, com auxílio da circulação extracorpórea. Os aspectos clínicos, laboratoriais e histopatológicos são discutidos e é feita revisão da literatura.

Keywords : Tumor intracardíaco; Neoplasia da veia cava inferior; Procedimento cirúrgico.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English