SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue2Phenological interpretation of five Chrysobalanaceae tree species in the Adolpho Ducke Forest Reserve, Manaus, Amazonas, BrazilAmazonian kaolinite: characterization and permutation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Acta Amazonica

Print version ISSN 0044-5967On-line version ISSN 1809-4392

Abstract

WALKER, Ilse; MIYAI, Roberto  and  MELO, M. D. Amaral de. Observações sobre a dinâmica de Macrófitas aquáticas no lago da usina hidrelétrica de Balbina, Amazonas, Brasil. Acta Amaz. [online]. 1999, vol.29, n.2, pp.243-265. ISSN 0044-5967.  http://dx.doi.org/10.1590/1809-43921999292265.

Entre 1991 e 1995 a composição das macrófitas aquáticas da porção inferior do reservatório da hidrelétrica de Balbina foi observada. Após o fechamento do lago pela barragem em 1987 a cobertura do lago por macrófitas aquáticas, principalmente por Eichhornia crassipes, foi alta, mas não existem dados quantitativos. A partir de 1990 a redução da cobertura foi rápida, e notou-se uma sucessão nítida e consistente em diversas áreas do lago: Eichhornia ® Utricularia e Cyperaceae ® Salvinia. As ciperáceas e outras plantas menos dominantes foram associadas com madeiras flutuantes provenientes da floresta emergente em decomposição. O monitoramento contínuo das condições químicas da água (1983 - presente) sugere que a sucessão é o resultado de um período relativamente curto de eutrofização, seguido por um declínio rápido do teor de nutrientes. Devido as variações anuais do nível d'água, a faixa marginal das ilhas e dos igarapés inundados é caraterizada por solos relativamente ricos, graças à decomposição periódica de plantas terrestres inundadas na cheia, e de macrófitas aquáticas na seca. Portanto, espera-se que o lago, com suas milhares de ilhas e igarapés inundados, sustente uma certa produtividade pesqueira, apesar do baixo nível de nutrientes do lago.

Keywords : Usinas hidrelétricas; Amazonas; Balbina; macrófitas aquáticas.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )