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Construção e validação da Escala de Identificação de Sintomas Psicopatológicos em Escolares (EISPE)

Construction and validation of the Scale for the Identification of Psychopathological Symptoms in Schoolchildren (SIPSS)

RESUMO

Objetivo

Construir e validar a Escala de Identificação de Sintomas Psicopatológicos em Escolares (EISPE).

Métodos

Trata-se de um estudo metodológico, realizado seguindo-se procedimentos teóricos: painel de juízes e estudo-piloto; experimentais, por meio de coleta com 201 crianças de seis a 12 anos; e estatísticos, com validação de construto testada por meio do Modelo Rasch e alfa de Cronbach.

Resultados

Na análise do painel de juízes quanto a clareza e representatividade, cinco itens foram excluídos e, após o teste-piloto, um item foi excluído, chegando a uma versão preliminar da EISPE de 23 itens, avaliando seis aspectos. O Modelo Rasch apresentou a EISPE como unidimensional, com a maior parte dos itens ajustados ao modelo, exceto quatro deles que apresentaram valores de correlação item-total abaixo de 0,2, e outros dois que apresentaram funcionamento diferencial conforme o sexo das crianças: A confiabilidade dos itens foi 0,97, e o valor do alfa de Cronbach, de 0,67.

Conclusão

A versão preliminar da EISPE apresentou qualidades psicométricas satisfatórias, o que sugere que esta é confiável para identificar sintomas psicopatológicos relacionados a ansiedade, humor, condutas sociais, atenção/atividade motora, padrões alimentares e uso/abuso de substâncias psicoativas em crianças com idades entre seis e 12 anos.

Criança; psicopatologia; transtornos mentais da infância; sintomas psíquicos; psicometria.

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