SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.66 número2Autoagressão e tentativa de suicídio entre a população idosa da cidade de São PauloExposição à violência física e sexual e ideação suicida entre escolares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Jornal Brasileiro de Psiquiatria

versão impressa ISSN 0047-2085versão On-line ISSN 1982-0208

Resumo

SILVA, Dhiordan Cardoso da et al. Sintomas psiquiátricos e características sociodemográficas associados à tentativa de suicídio de usuários de cocaína e crack em tratamento. J. bras. psiquiatr. [online]. 2017, vol.66, n.2, pp.89-95. ISSN 1982-0208.  https://doi.org/10.1590/0047-2085000000155.

Objetivo

O objetivo do estudo foi analisar as características sintomatológicas e sociodemográficas associadas ao histórico de tentativa de suicídio (TS) de usuários de cocaína e crack internados para tratamento.

Métodos

Trata-se de um estudo transversal envolvendo 160 participantes que responderam a uma entrevista clínica semiestruturada e ao instrumento Adult Self-Report (ASR). O modelo de Regressão Logística foi utilizado para testar os sintomas psicológicos associados à TS dessa amostra.

Resultados

As diferenças entre o grupo com TS e sem TS foram significativas (p < 0,001), e, do total da amostra, 30,6% (n = 49; p = 0,428) possuíam histórico de TS e 30,5% (n = 20) relataram ideação suicida no atual tratamento. A etnia, os sintomas de depressão e os problemas de pensamento estiveram associados à TS, enquanto comportamentos intrusivos, de quebra de regras e problemas internalizantes serviram de proteção à TS.

Conclusões

Os achados reforçam a necessidade da avaliação psiquiátrica dos estados emocionais, de comorbidades e do risco de suicídio no ingresso e durante o tratamento para dependência química.

Palavras-chave : Tentativa de suicídio; cocaína e crack; saúde mental; terapêuticas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )