SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 número4Comportamento do consumidor de jogos eletrônicos: um estudo sobre as intenções de jogar e pagarRelações contratuais estratégicas no setor automotivo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Administração (São Paulo)

versão On-line ISSN 1984-6142

Resumo

FERREIRA, Marlette Cassia Oliveira; BRANDAO, Marcelo Moll  e  BIZARRIAS, Flavio Santino. Entendendo respostas às emoções negativas de crowding na satisfação e compra por impulso no varejo: o papel mediador do Coping. Rev. Adm. (São Paulo) [online]. 2017, vol.52, n.4, pp.431-442. ISSN 1984-6142.  http://dx.doi.org/10.1016/j.rausp.2017.08.005.

A percepção de crowding, entendida como a resposta individual à aglomeração pode ser observada em um ambiente de varejo e influenciar as emoções positivas e negativas. Nesta pesquisa propõe-se testar o efeito mediador do coping - estratégias racionais adotadas para lidar com emoções negativas - na relação entre emoções negativas, consequentes da percepção de crowding, e comportamento de consumidores (mensurados por compra por impulso e satisfação). Os achados referentes ao efeito de coping contribuem para explicar em que medida há resposta positiva à densidade humana em ambiente de varejo. Para isso, foi desenvolvido um modelo teórico com a relação da percepção de crowding, emoções positivas e negativas e comportamento do consumidor. O modelo incrementa o entendimento do fenômeno de crowding quando inclui relações mediadas pela oposição (dimensão de coping) entre emoção negativa e comportamento do consumidor. Para testar o modelo teórico foi realizado um survey com 456 respondentes e os testes de hipótese com a utilização de modelagem de equações estruturais. Foi evidenciado que percepção de crowding tem efeitos mais robustos nas emoções negativas que nas emoções positivas. Destaca-se que com a inclusão da mediação de oposição, a relação fraca entre a emoção negativa e comportamentos, na relação direta torna-se positiva entre emoção negativa e compra por impulso, e emoção negativa e satisfação. Além das contribuições teóricas do modelo testado, futuras pesquisas e implicações gerenciais são propostas no final do artigo.

Palavras-chave : Percepção de crowding e coping; Emoção positiva e negativa; Compra por impulso e satisfação; Comportamento do consumidor; Densidade humana no varejo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )