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Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

NASCIMENTO, Lucila Castanheira et al. O brincar em sala de espera de um Ambulatório Infantil: a visão dos profissionais de saúde. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2011, vol.45, n.2, pp. 465-472. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342011000200023.

O objetivo deste estudo foi compreender, na perspectiva dos profissionais de saúde, o significado do uso do brincar/brinquedo em sala de espera de um ambulatório infantil. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas com 11 trabalhadores. Procedeu-se à análise qualitativa dos dados, os quais foram organizados ao redor de dois temas: reconhecimento da importância do brincar/brinquedo e lidando com limitações. O brincar mostra-se como uma estratégia de cuidado à criança, pois ameniza o tempo de espera neste ambiente, altera positivamente o comportamento e valoriza o processo de desenvolvimento das mesmas, além de melhorar a comunicação e a interação com os profissionais da saúde. É preciso, entretanto, que exista uma estrutura física adequada do hospital, aliada aos profissionais de saúde e à equipe gestora sensíveis para a inclusão de novas estratégias de cuidado, a exemplo do brincar, a fim de humanizar a assistência à saúde da criança.

Keywords : Criança; Assistência ambulatorial; Jogos e brinquedos; Pessoal da saúde; Enfermagem pediátrica.

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