SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue2Prevalence and comorbidity of pain and fatigue in women with breast cancerThe importance of nursing care in managing complications related to fully-implantable catheters author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

LUSSI, Isabela Aparecida de Oliveira  and  PEREIRA, Maria Alice Ornellas. Empresa social e economia solidária: perspectivas no campo da inserção laboral de portadores de transtorno mental. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2011, vol.45, n.2, pp. 515-521. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342011000200030.

O processo da reforma psiquiátrica requer a implementação de políticas públicas que garantam a inserção laboral de portadores de transtorno mental. Para tal, é necessário que o trabalho seja compreendido como promotor de autonomia, de emancipação e de cidadania. O objetivo deste estudo é refletir acerca de concepções teóricas relacionadas à inserção social pelo trabalho, a fim de explorar o campo da inclusão de portadores de transtorno mental no mundo do trabalho. Foram escolhidos os conceitos de empresa social e de economia solidária como fundamentais para o estudo. Na empresa social, o sujeito é entendido como ser social, enfocando-se seu processo de formação no sentido da emancipação. Na economia solidária, objetiva-se o desenvolvimento de uma forma de economia mais justa que tem como característica a igualdade e a solidariedade. Sugerimos que a discussão desses conceitos possa contribuir para embasar a implantação de projetos de inclusão social pelo trabalho.

Keywords : Pessoas mentalmente doentes; Reabilitação; Trabalho; Saúde mental; Desinstitucionalização.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese