SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número156Aprendizagem baseada em problemas na formação de psicólogosDiários de aula e portfólios como instrumentos metodológicos da prática educativa em artes visuais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

ALTENBERND, Bibiana; BARCINSKI, Mariana  e  LERMEN, Helena Salgueiro. Integralidade e intersetorialidade nas práticas psicológicas: um relato de experiência. Cad. Pesqui. [online]. 2015, vol.45, n.156, pp.390-408. ISSN 0100-1574.  http://dx.doi.org/10.1590/198053142972.

Este artigo é um relato de experiência do projeto de extensão realizado com familiares de mulheres encarceradas em uma penitenciária feminina. O objetivo era disponibilizar um espaço de acolhimento para as pessoas que realizavam visitas naquela instituição. Percebemos que os familiares experimentavam a falta ou a fragilidade de redes de apoio social. Neste trabalho, apresentamos três histórias de mães que acompanham o encarceramento de suas filhas. Tais histórias apontam a necessidade de articulação com a rede e evidenciam as limitações da formação em Psicologia, usualmente focada no indivíduo descolado de seu contexto social. A discussão proposta corrobora a necessária adoção dos princípios de integralidade e intersetorialidade nas práticas em Psicologia, demandando mudanças em nossa formação.

Palavras-chave : Prisão; Família; Psicologia; Interdisciplinaridade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )