SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue2La biblioteca electronica en Colima-MexicoOrientações estratégicas para a implementação de bibliotecas virtuais no Brasil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência da Informação

Print version ISSN 0100-1965

Abstract

FAVERO KRZYZANOWSKI, Rosaly; MORAIS IMPERATRIZ, Inês Maria de; ROSETTO, Márcia  and  MEIRELLES DO COUTO, Mariza Leal de. Implementação do Banco de Dados DEDALUS, do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo. Ci. Inf. [online]. 1997, vol.26, n.2 ISSN 0100-1965.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-19651997000200010.

Apresenta a experiência do SIBi/USP no desenvolvimento do seu Projeto de Modernização, com ênfase na automação de acervos e serviços, para concretizar a interconectividade com outras instituições, ampliando a abrangência de acesso à informação e otimizando o atendimento das demandas dos usuários. A base principal do trabalho é o aperfeiçoamento da qualidade do seu Banco de Dados Bibliográficos DEDALUS, com a instalação de software de funções integradas (Aleph) e de equipamentos adequados ao seu funcionamento, permitindo, assim, a expansão do formato de intercâmbio (MARC) e a conversão retrospectiva dos registros armazenados no Banco. São incluídos tópicos de gerenciamento do Sistema relativos à manutenção de coleções, à capacitação de recursos humanos, ao trabalho cooperativo e compartilhado, preparando-o para atender as exigências atuais de acesso e intercâmbio da informação, dentro das normas técnicas e políticas tecnológicas internacionais vigentes.

Keywords : Biblioteca virtual; Banco DEDALUS [modernização]; Tecnologia da informação; Redes de informação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese