SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue1Information professional: profile of abilities disputed by companies of human resources recruitment and selectionRelations among science, State and society: a domain of visibility for information issues author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência da Informação

Print version ISSN 0100-1965

Abstract

FREIRE, Isa Maria. O olhar da consciência possível sobre o campo científico. Ci. Inf. [online]. 2003, vol.32, n.1, pp. 50-59. ISSN 0100-1965.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-19652003000100006.

O artigo descreve o exercício de tecer, no tear da ciência da informação, uma rede para apreender e explicar um evento de comunicação da informação no campo científico. Como objeto de estudo, foi selecionado o artigo em que G. Wersig e U. Neveling propõem, em 1975, um fundamento social para a ciência da informação. A pesquisa encontrou os indícios de que os autores compartilhavam com outros cientistas uma visão socialista da ciência da informação, fundada na importância da organização da informação científica e tecnológica e de sua comunicação no campo científico. Contudo, os autores foram além da consciência real do seu grupo, ao antever a relevância da informação para todos os grupos sociais na sociedade contemporânea. Nesse contexto, a proposição de uma "responsabilidade social" é retomada como fundamento à práxis dos cientistas da informação e como 'padrão que une' ciência e ética, no campo da ciência da informação.

Keywords : Teoria da ciência da informação; Sociologia da informação; História da ciência da informação; Comunicação científica; Responsabilidade social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese