SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número7Estabilidade e adaptabilidade do algodoeiro herbáceo no Cerrado do Mato Grosso e Mato Grosso do SulConsórcios alface-cenoura e alface-rabanete sob manejo orgânico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisa Agropecuária Brasileira

versão impressa ISSN 0100-204X

Resumo

OLIVEIRA, Maria do Socorro Padilha de; FERREIRA, Daniel Furtado  e  SANTOS, João Bosco dos. Seleção de descritores para caracterização de germoplasma de açaizeiro para produção de frutos. Pesq. agropec. bras. [online]. 2006, vol.41, n.7, pp. 1133-1140. ISSN 0100-204X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X2006000700009.

O objetivo deste trabalho foi selecionar descritores morfoagronômicos quantitativos para caracterizar acessos de açaizeiro para produção de frutos e avaliar a eficiência do descarte dos descritores redundantes. Foram avaliados 28 descritores, envolvendo caracteres da planta (7), de floração (4), de frutos (6) e agronômicos (11), em 87 acessos, de 21 procedências, pertencentes à coleção de germoplasma da Embrapa Amazônia Oriental, em Belém, PA. Os dados foram submetidos à análise de componentes principais, usando a distância euclidiana média padronizada, com seleção dos descritores baseada na informação simultânea de dois procedimentos e na eficiência do descarte, pela comparação dos agrupamentos formados pelo método de Tocher entre os 28 caracteres e os selecionados. No primeiro critério, foram selecionados dez descritores e no segundo, 21; com base nos dois procedimentos, 22 descritores foram considerados importantes, representando redução de 21,43% dos caracteres avaliados. O descarte de descritores não ocasionou perda de informação. Portanto, sete caracteres da planta, três de floração, três de frutos e nove agronômicos são descritores relevantes na avaliação de germoplasma de açaizeiro para frutos.

Palavras-chave : Euterpe oleracea; análise multivariada; componente principal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português