SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue7High-fat diet and feedlot performance of bullocks of different genetic groupsCorn utilization of ammoniacal nitrogen from pig slurry in no-tillage and reduced tillage author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Agropecuária Brasileira

Print version ISSN 0100-204X

Abstract

ANDRETTA, Ines et al. Meta-análise do uso de ácido linoleico conjugado na alimentação de suínos. Pesq. agropec. bras. [online]. 2009, vol.44, n.7, pp. 754-760. ISSN 0100-204X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X2009000700016.

O objetivo deste trabalho foi realizar uma meta-análise da associação do ácido linoleico conjugado (CLA) com o desempenho e a qualidade de carcaça e de carne em suínos (Sus scrofa domesticus). A base de dados utilizada contemplou 15 artigos publicados entre 1999 e 2006, e totalizou 216 dietas e 5.223 animais. A meta-análise foi realizada por meio de análises gráficas (para observar coerência biológica dos dados), de correlação (para identificar variáveis correlacionadas) e de variância-covariância. O modelo da análise de variância incluiu apenas as variáveis de carne e carcaça mais correlacionadas com o consumo de CLA pelos animais, além das codificações para os efeitos inter e intra-experimentos. A inclusão do ácido linoleico apresentou correlação negativa com a eficiência alimentar e positiva com o consumo de ração e o ganho de peso dos animais. Não houve alteração do consumo de ração, do ganho de peso e da eficiência alimentar dos suínos. O ácido linoleico conjugado aumentou em 9% o conteúdo de carne magra na carcaça, e seu consumo variou a espessura média de toucinho. O ácido linoleico conjugado aumenta o conteúdo de carne magra e reduz a espessura de toucinho na carcaça, sem influenciar o desempenho e a qualidade da carne em suínos.

Keywords : Sus scrofa domesticus; desempenho produtivo; metabolismo; nutrição animal; qualidade de carcaça.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese