SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número2DETERMINAÇÃO DA COLORAÇÃO DE MAMÃO ‘SUNRISE SOLO’ COM O USO DE SCANNER DE MESAQUALIDADE DE LIMA ÁCIDA ‘TAHITI’ ADUBADA COM NITROGÊNIO E POTÁSSIO NO SEMIÁRIDO DE MINAS GERAIS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945versão On-line ISSN 1806-9967

Resumo

PACHECO, ANÁLIA LÚCIA VIEIRA et al. QUALIDADE FÍSICO-QUÍMICA DE FRUTOS DE MANGA ‘UBÁ’ (Mangifera indica L.) SUBMETIDOS À INJÚRIA MECÂNICA DE IMPACTO DURANTE A COLHEITA. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2017, vol.39, n.2, e-939.  Epub 05-Jun-2017. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/0100-29452017939.

O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade da manga ‘Ubá’ submetida à injúria mecânica de impacto. Os frutos foram colhidos, na safra 2012/2013, e deixados cair uma única vez sobre uma superfície plana e rígida, simulando o processo de colheita da manga ‘Ubá’, que consiste em derrubar todos os frutos de uma planta, quando os mesmos encontram se fisiologicamente maduros. As alturas de queda: zero, um, dois, três, quatro e cinco metros, formaram seis tratamentos. Após a queda, os frutos foram submetidos ao amadurecimento, e em seguida avaliados em relação à perda de massa fresca (PMF), presença de lesões externas (PLE), presença de lesões internas (PLI), teor de sólidos solúveis (SS), acidez titulável (AT), pH, relação SS/AT e vitamina C. Não houve diferença entre a perda de massa fresca dos frutos que sofreram queda e o controle. Com relação à PLE e PLI, a tendência é de aumento da injúria nos frutos relacionada a altura de queda. Os frutos que não sofreram queda apresentaram maior teor de SS que os demais, enquanto que os que caíram de uma altura de 5 m tiveram o teor de vitamina C reduzido em 27,78% em relação ao controle. A diminuição do teor de SS e vitamina C foi influenciada pelos danos provocados pelo impacto. Conclui-se que injúrias mecânicas de impacto interferem nos principais atributos de qualidade dos frutos e da polpa de manga ‘Ubá’.

Palavras-chave : colheita; danos mecânicos; manga para indústria; qualidade da polpa.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf epdf )