SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número3Método seguro para controle da antracnose em mamãoMétodo de planejamento e gestão da cadeia de suprimentos:o caso de uma empresa compradora de frutas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945versão On-line ISSN 1806-9967

Resumo

PENSO, Gener Augusto et al. Consumo, preferências e hábito de compra de consumidores de pêssegos e nectarinas. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2018, vol.40, n.3, e-497.  Epub 11-Jun-2018. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/0100-29452018497.

Há poucos estudos e informações disponíveis no Brasil sobre as preferências do consumidor de pêssegos e nectarinas. Essa falta de informações tem dificultado alguns aspectos da cadeia produtiva, como a escolha e a exploração de cultivares mais apropriadas, períodos de oferta, adoção de estratégias de mercado e marketing, afetando consequentemente a disponibilização e a comercialização de frutos. Esse estudo teve como objetivo analisar a preferência dos consumidores de pêssegos e nectarinas, avaliar quais características foram observadas para a aquisição dos mesmos e onde são preferencialmente adquiridos. A pesquisa foi realizada no período de novembro de 2016 a fevereiro de 2017, utilizando a metodologia de pesquisa descritiva, por método de pesquisa Survey e Web 2.0. Foi utilizado um questionário do tipo estruturado, com perguntas fechadas. O questionário foi elaborado na forma online, utilizando o aplicativo Google docs e distribuído também na forma online, através de redes sociais da Internet. Participaram da pesquisa um total de 610 pessoas, com predominância de consumidores que habitam na região Sul e Sudeste do País, nas faixas etárias de 21 a 30 anos, com predominância de participantes do sexo feminino. O consumo é principalmente na forma in natura e com frequência predominante de algumas vezes ao ano. Os consumidores compram esses frutos principalmente em supermercados/hipermercados. Os consumidores de pêssegos e nectarinas no Brasil têm maior preferência por frutos com polpa amarela e epiderme vermelha, seguidos de frutos com polpa branca e epiderme de coloração vermelha intensa, ambos preferencialmente com caroço solto. Os principais critérios para aquisição de pêssegos e nectarinas no Brasil são aparência de frutos (presença e/ou ausência de defeitos, machucados, etc.), seguido do preço, coloração de epiderme e tamanho de fruto.

Palavras-chave : Prunus persica Bastch L. var. vulgaris; Prunus persica Bastch L. var. nuscupersica; análise de mercado; perfil de consumidor; qualidade de fruto.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf epdf )