SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número3Método de planejamento e gestão da cadeia de suprimentos:o caso de uma empresa compradora de frutasAcúmulo e exportação de nutrientes pelo maracujazeiro-amarelo cv. IAC 275 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945versão On-line ISSN 1806-9967

Resumo

LAGE, Laís Alves et al. Morfometria, recursos florais e eficiência da polinização natural e artificial na qualidade de fruto em cultivares de Maracujazeiro-azedo. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2018, vol.40, n.3, e-171.  Epub 24-Maio-2018. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/0100-29452018171.

Este estudo visou a fornecer informações a respeito da biologia e dos recursos florais, da receptividade estigmática e da viabilidade dos grãos de pólen nas épocas de chuva e seca, e a avaliar a eficiência da polinização natural e artificial sobre a qualidade de frutos de oito cultivares de maracujazeiro-azedo, cultivadas em Tangará da Serra – MT. Foram avaliadas cinco cultivares comerciais e três populações do programa de melhoramento genético do maracujazeiro-azedo da Universidade do Estado de Mato Grosso. As condições climáticas da estação chuvosa favoreceram o maior desenvolvimento das peças florais. A concentração de açúcar no néctar apresentou médias mais elevadas na estação chuvosa, em todas as cultivares, com exceção de FB 200. As condições climáticas do período de seca favoreceram a reposição do volume de néctar. Todas as cultivares avaliadas apresentaram viabilidade polínica e receptividade estigmática superior a 79% e 90%, respectivamente. As características de massa de fruto e da porcentagem de polpa apresentaram-se melhores na polinização artificial. Os frutos obtidos de polinização natural e artificial, em todas as cultivares avaliadas, apresentam características físicas e químicas que estão dentro dos padrões de qualidade desejada na comercialização.

Palavras-chave : Biologia floral; clima; Passiflora edulis.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf epdf )