SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número3Atividade antagônica a microrganismos patogênicos por bactérias endofíticas isoladas de Echinodorus scaber Rataj índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Summa Phytopathologica

versão impressa ISSN 0100-5405

Resumo

GALBIERI, Rafael et al. Potencial de esporulação de Ramularia areola em algodoeiro no Brasil. Summa phytopathol. [online]. 2015, vol.41, n.3, pp.233-235. ISSN 0100-5405.  https://doi.org/10.1590/0100-5405/2008.

A mancha de ramulária causada por Ramularia areola é uma das mais importantes doenças para a cultura do algodoeiro no Brasil. Para o controle efetivo da doença, são necessárias 5-9 aplicações de fungicidas em cultivares suscetíveis. O objetivo do presente trabalho foi avaliar, in vitro e in vivo, o potencial de esporulação de isolados de R. areola, originários de diferentes regiões do Brasil, sob diferentes regimes de temperaturas. A produção de esporos foi avaliada em laboratório e em folhas de plantas de oito cultivares de algodoeiro em condições de casa-de-vegetação. Os resultados obtidos in vitro indicaram que o potencial de produção de esporos foi dependente da temperatura. A máxima esporulação do fungo ocorreu com 17ºC para isolados originários do Estado de São Paulo e 23ºC para isolados de Goiás e Mato Grosso. No estudo in vivo, houve variação na esporulação em função da cultivar e do isolado. A maioria dos isolados apresentou alta agressividade na cultivar FM 966 LL e DELTAOPAL. Com os resultados obtidos, é possível indicar uso mais racional de fungicidas, cultivares que apresentaram menor esporulação do fungo, além de formar base para novos estudos com relação à variabilidade desse fungo em algodoeiro no Brasil. Esse é o primeiro relato sobre o potencial de esporulação de isolados brasileiros de R. areola.

Palavras-chave : Mancha de ramulária; Gossypium hirsutum.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )