Resumo:
Histórico:
O desempenho discente dos estudantes de medicina apresenta pequena variação entre os alunos. Entretanto, alguns estudantes se destacaram dos demais, provavelmente devido a características individuais.
Objetivo:
Verificar se características pessoais são importantes no desempenho intelectual de estudantes de medicina.
Métodos:
Foram estudados 825 estudantes do 6° ano da Faculdade de estudantes de Medicina da UFMG, caracterizados de acordo com idade, sexo, lateralidade cerebral, deficiência visual e prática esportiva. O desempenho desses alunos em prova de múltipla escolha foi avaliado pela nota e tempo de realização da prova.
Resultados:
Os estudantes mais jovens e do sexo masculino obtiveram melhor nota na prova. Os estudantes destros aparentemente terminaram a prova em tempo menor do que os canhotos. Os alunos com deficiência visual tenderam a obter melhor nota. A prática de esportes não influenciou o desempenho intelectual.
Conclusões:
Os estudantes de medicina são propensos a desempenho diferenciado em exame específico, de acordo com características individuais.
Palavras-chave:
Estudantes de medicina; Individualidade; Conhecimento de resultados