SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número3Perspectivas da Utilização do Fluxograma Analisador no Ensino da Administração em Saúde na Faculdade de Medicina da UFRJDesenvolvendo Competências em Comunicação: Uma Experiência com a Medicina Narrativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

BASTOS, Ricardo Rocha. Anjos da Guarda - Uma Nova Abordagem para Aulas Práticas na Graduação. Rev. bras. educ. med. [online]. 2005, vol.29, n.3, pp.201-207.  Epub 15-Jun-2020. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v29.3-029.

Aulas práticas em enfermarias estão entre as estratégias mais tradicionais para a graduação médica, em que pese o acúmulo de evidências que apontam pata uma crescente dissociação entre proficiência nos métodos clínicos e prática médica atual. Este trabalho apresenta a experiência com uma nova ferramenta que utiliza o ambiente do Hospital Universitário, para harmonizar as novas exigências das diretrizes curriculares com o desenvolvimento de habilidades clínicas consagradas no modelo biopsicossocial. É o projeto “Anjos da Guarda”, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil.

Palavras-chave : Educação Médica; Graduação Médica; Anamnese; Competência Clínica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )