SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue1Health, democracy, and organization of work in the context of the Family Health Program: strategic challengesSchistosomiasis in Brazil: teaching versus education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502

Abstract

SILVA, Rildo Pereira da  and  RIBEIRO, Victoria Maria Brant. Inovação curricular nos cursos de graduação em medicina: o ensino da bioética como uma possibilidade. Rev. bras. educ. med. [online]. 2009, vol.33, n.1, pp. 134-143. ISSN 0100-5502.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022009000100017.

O estudo tem por objetivos sistematizar o estado da arte do ensino da bioética na graduação médica brasileira, com base nos trabalhos publicados nos anais dos congressos da Sociedade Brasileira de Bioética, da Associação Brasileira de Educação Médica e da Rede Unida, e nas revistas Bioética, Brasileira de Bioética, Brasileira de Educação Médica e Olho Mágico dos anos 2000 até 2005, e identificar concepções, conceitos, métodos e pressupostos bioéticos adotados no material pesquisado. Situa-se entre os campos da educação e do trabalho médicos, aqui entendidos como duas práticas sociais que devem dialogar permanentemente, razão pela qual a Pedagogia das Competências e as noções de competência e autonomia, como fundamentação e categorias teóricas, respectivamente, nele se inserem como aportes para compreender o processo de inclusão do ensino de bioética nos cursos de graduação médica, como uma possibilidade de inovação curricular.

Keywords : Educação Médica; Ensino; Curriculo; Bioética; Competência Profissional; Autonomia pessoal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese