SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue1Communicating an unfavorable diagnosis during the physician-patient relationship: a role-playing experiment with medical studentsEnglish proficiency and graduate studies in the health field in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502

Abstract

SILVERIO, Maria Regina; PATRICIO, Zuleica Maria; BRODBECK, Ingrid May  and  GROSSEMAN, Suely. O ensino na área da saúde e sua repercussão na qualidade de vida docente. Rev. bras. educ. med. [online]. 2010, vol.34, n.1, pp. 65-73. ISSN 0100-5502.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022010000100008.

Pesquisa de abordagem qualitativa, realizada numa universidade de Santa Catarina, com o objetivo de conhecer a repercussão do processo de ensino-aprendizagem na qualidade de vida e saúde de docentes de cursos de graduação da área da saúde. Os dados foram coletados por entrevista em profundidade e analisados pela técnica de análise de conteúdo, associada ao processo de análise-reflexão-síntese. Observou-se que diferentes fatores promovem ou limitam a qualidade de vida do docente, inclusive para além do espaço laboral. Esses fatores estão relacionados à dinâmica das diversas interações pessoais desenvolvidas nos contextos dos processos de ensino-aprendizagem, especialmente naqueles onde há atividades com a população. Outros fatores envolvem questões relacionadas a problemas da instituição, interação com gestores, condições de trabalho e remuneração. O processo de ensino-aprendizagem na área da saúde aparece, ao mesmo tempo, como fonte de sofrimento e de prazer. O desafio dos docentes que cuidam enquanto ensinam é continuar a potencializar o autocuidado e os espaços de interação social com vistas à promoção de um ambiente coletivo saudável.

Keywords : Qualidade de Vida; Saúde do Trabalhador; Ensino; Docente; Promoção da Saúde; Atenção à Saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese