SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue2Student evaluation of the activity - "Research Project for Course Completion" as final stage of the scientific research axis in a medical school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502

Abstract

JESUS, Josyane Cardoso Maciel de  and  RIBEIRO, Victoria Maria Brant. Uma avaliação do processo de formação pedagógica de preceptores do internato médico. Rev. bras. educ. med. [online]. 2012, vol.36, n.2, pp. 153-161. ISSN 0100-5502.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022012000400002.

Este estudo analisa os textos das avaliações produzidas por 38 preceptores de duas turmas que concluíram o curso de formação pedagógica em 2008 e 2009, utilizando como referência teórica a educação permanente em saúde, a aprendizagem significativa e o método de análise do discurso. O material trabalhado caracteriza-se por ser um recurso potencial para análise e avaliação da experiência de formação pedagógica dos participantes. O estudo sobre a avaliação do curso pelos preceptores possibilitou não só a análise das concepções de educação e de saúde assumidas por esses profissionais, mas a maneira com a qual eles se apropriam desses conteúdos em seus discursos e as relações que constroem em suas vidas pessoais. A apropriação de técnicas de ensino e de avaliação referenciadas nas correntes críticas da educação, a valorização da função do preceptor e a mobilização das capacidades individuais e sociais de transformação das práticas assistenciais e educacionais mostraram-se aspectos relevantes das avaliações analisadas.

Keywords : Formação Pedagógica; Preceptoria; Internato e Residência; Educação Médica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese