SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue1EDGE EFFECT ON CHEMICAL ATTRIBUTES OF SOIL IN A SEASONAL FORESTEFFECT OF TRAFFIC INTENSITIES OF A DIRECTIONAL FELLER AND SKIDDER ON THE COMPACTION OF A BRUNO NITISOL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Árvore

Print version ISSN 0100-6762On-line version ISSN 1806-9088

Abstract

CASTRO, Ana Flávia Neves Mendes et al. ANÁLISE ECONÔMICA DA PRODUÇÃO DE MADEIRA E CARVÃO VEGETAL POR REFLORESTAMENTOS DE Eucalyptus NO NOROESTE DE MINAS GERAIS. Rev. Árvore [online]. 2019, vol.43, n.1, e430110.  Epub Sep 23, 2019. ISSN 0100-6762.  https://doi.org/10.1590/1806-90882019000100010.

O presente estudo teve como objetivo analisar economicamente a produção de madeira e carvão vegetal de um povoamento de Eucalyptus estratificado em três classes de produtividade no noroeste de Minas Gerais. Foram utilizados dados de povoamentos de Eucalyptus não desbastados cuja área foi estratificada em alta, média e baixa produtividade, sendo descritas pelo modelo Logístico. Obtidos os dados, realizou-se então a avaliação econômica da produção de madeira e para produção de carvão. A avaliação econômica deu-se por meio dos indicadores: valor presente líquido (VPL) e taxa interna de retorno (TIR) em função dos preços da madeira e do carvão vegetal, do rendimento da madeira em carvão e da distância de transporte da madeira até a unidade de produção de carvão. A viabilidade econômica da produção de madeira e de carvão vegetal de Eucalyptus depende da capacidade produtiva da área de instalação do povoamento. A viabilidade de produção de madeira e de carvão vegetal é sensível às variações dos preços de ambos, do rendimento da madeira em carvão e da distância de transporte da área de produção à unidade de processamento.

Keywords : Projetos florestais; Economia florestal; Análise de investimento.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )