SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número6Irrigação com déficit regulado e produtividade de mangueira tommy atkins, sob microaspersão, no semiáridoEmissão de CO2 do solo em função da incorporação de palha de cana-de-açúcar e quebra de agregados após preparo com enxada rotativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Engenharia Agrícola

versão impressa ISSN 0100-6916

Resumo

SOUZA, Anderson L. de; MATSURA, Edson E; MIRANDA, Jarbas H. de  e  COLOMBO, Alberto. Ajuste de parâmetros de transporte de solutos no solo utilizando Matlab 6.5. Eng. Agríc. [online]. 2011, vol.31, n.6, pp. 1064-1074. ISSN 0100-6916.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-69162011000600004.

O sucesso na utilização de modelos matemáticos no estudo do transporte de íons no solo está intimamente ligado à precisão com que os parâmetros de transporte envolvidos neste processo são estabelecidos. De maneira geral, tais parâmetros são determinados mediante a resolução de um problema de otimização não linear em que os dados experimentais, obtidos em ensaios de deslocamento miscível, são ajustados a um modelo teórico. Neste sentido, a utilização de softwares de alta performance no ajuste destes parâmetros mostra-se vantajosa, uma vez que, além da consistência e da disponibilidade de ferramentas numéricas preexistentes, possibilita a incorporação de novas rotinas de acordo com o fenômeno que se queira simular. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo desenvolver, em ambiente MATLAB 6.5, uma rotina computacional para a otimização dos seguintes parâmetros de transporte: fator de retardamento (R) e coeficiente de dispersão (D). A rotina desenvolvida foi aplicada a dados experimentais de três ensaios de deslocamento miscível do íon potássio em colunas preenchidas com um Latossolo Vermelho- -Amarelo, fase arenosa. A qualidade dos ajustes obtidos foi avaliada utilizando-se do coeficiente de exatidão. Concluiu-se que a rotina proposta apresentou ótimo desempenho, o que, além de reforçar a consistência do método numérico utilizado, indica que a rotina proposta neste trabalho pode contribuir com o avanço dos estudos teóricos da dinâmica da água e de solutos em meios porosos não saturados.

Palavras-chave : curva de distribuição de efluentes; rotina computacional; dinâmica de solutos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português