SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue4Mathematical analysis of maximum power generated by photovoltaic systems and fitting curves for standard test conditionsEffects of wind speed and direction on water application uniformity of traveler irrigation systems author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Engenharia Agrícola

Print version ISSN 0100-6916

Abstract

DAVID, Eduardo; ROSSI, Luiz Antonio  and  PAGLIARDI, Odail. Análise técnico-econômica da substituição do sistema de iluminação artificial para a indução do efeito de fotoperíodo na produção de mudas de begônias em ambiente protegido. Eng. Agríc. [online]. 2012, vol.32, n.4, pp. 663-668. ISSN 0100-6916.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-69162012000400005.

O tipo de iluminação artificial utilizado para a indução do efeito de fotoperíodo na produção de mudas de begônias em ambiente protegido tem fundamental importância no crescimento e no desenvolvimento destas plantas e reflete diretamente no consumo de energia elétrica utilizada no processo de produção. Objetiva-se com este trabalho analisar a viabilidade técnico-econômica de substituir-se a atual tecnologia de iluminação artificial utilizada pelos produtores (lâmpadas incandescentes) pela tecnologia de lâmpadas de descarga para efeito de indução de fotoperíodo em ambiente protegido. Os resultados das análises indicam que a lâmpada de descarga Fluorescente Tubular de 32 W foi a que apresentou a menor demanda máxima de energia elétrica com redução média de consumo de 85,01% de energia em relação à lâmpada de filamento Incandescente de 100 W, que é a tecnologia atualmente utilizada pelo produtor, sem indução de floração.

Keywords : eficiência energética; energização rural; indução de fotoperíodo.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English