SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue4Evaluation of an indicator for water yield in a watershed of Alto Rio Grande Region, State of Minas Gerais , BrazilWater application uniformity and fertigation in a dripping irrigation set author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Engenharia Agrícola

Print version ISSN 0100-6916

Abstract

CARVALHO, Daniel F. de et al. Perdas de água e solo sob diferentes padrões de chuva simulada e condições de cobertura do solo . Eng. Agríc. [online]. 2012, vol.32, n.4, pp. 708-717. ISSN 0100-6916.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-69162012000400010.

Este trabalho foi realizado com o objetivo de determinar as perdas de solo e água em um Argissolo Vermelho-Amarelo, submetido a quatro diferentes padrões de precipitação de chuva simulada e duas condições de cobertura: área com solo descoberto e com palhada após plantio de milho. O experimento foi conduzido no Campo Experimental da Embrapa-Agrobiologia, localizado no município de Seropédica-RJ, e consistiu na aplicação de chuvas simuladas com diferentes padrões, caracterizados como avançado (AV), intermediário (IN), atrasado (AT) e constante (CT), em uma área amostral de 0,80 m de largura por 1,0 m de comprimento. Utilizando um simulador de chuvas portátil, foram aplicadas chuvas com 30 mm de lâmina total durante 60 minutos. Nos padrões com intensidade variada, o pico de precipitação foi de 110 mm h-1. Os resultados obtidos possibilitaram concluir que a cobertura do solo com resíduos de milho reduziu substancialmente as taxas e perdas de água e solo, principalmente para o padrão de chuva constante, indicando que a palhada deixada sobre o solo após a colheita auxilia de maneira efetiva no controle da erosão.

Keywords : erosão hídrica; padrões de precipitação; simulação de chuva.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese